Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade

Fork do Debian está em consideração por descontentes com o systemd

Tags: kernel, distribuicoes

Enviado por Éder S. G. (Jordan) (eder·grigorioΘopenmailbox·org):

“"Quem somos nós?

Nós somos administradores Unix veteranos e estamos preocupados com o que está acontecendo com o sistema operacional livre Debian GNU/Linux a ponto de considerar um fork do projeto. E por que faríamos isso?

Alguns são desenvolvedores do projeto, outros são administradores de sistemas profissionais. Somos todos colegas interessados em interagir com o Debian e distribuiões derivadas praticamente diariamente.

Nós não queremos ser forçados a utilizar o software systemd em substituição ao tradicional software sysvinit porque o systemd trai a filosofia UNIX.

Contemplamos adotar alternativas mais recentes ao sysvinit, mas não prejudicar os princípios básicos do projeto de 'fazer uma coisa e faze-la bem feita' com uma coleção complexa de dezenas de binários fortemente acoplados e registros de logs opacos."

Mais informações em: [debianfork.org/…]” [referência: debianfork.org]

Enviado por Stauffen (ricardos·linuxΘgmail·com):

“Eu particularmente concordo com Ian Jackson porque Debian é muito mais que Linux, é um OS multi-kernel, multiplataforma, multi-aplicação etc… e é por isso que o projeto não pode ficar preso a um sistema de inicialização específico. Por isso Ian Jackson propôs isto e já está aprovado ir pra votação:

"Este GR procura preservar a liberdade de nossos usuários agora para selecionar um sistema de inicialização de sua escolha e a liberdade do projeto para selecionar um sistema de inicialização diferente no futuro. Ele vai evitar Debian tornando acidentalmente preso a um sistema de inicialização em particular (por exemplo, porque muito software não relacionado acabou dependendo de um sistema de inicialização especial, que a carga de esforço necessário para mudar o sistema de inicialização se torna grande demais). Uma série de sistemas de inicialização existe, e é claro que ainda não há um amplo consenso quanto ao que o melhor sistema de inicialização pode parecer."

Notícia originária em [phoronix.com/…] e [debianfork.org/…]” []

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Usando o framework Laravel com Bootstrap

Tags:

Enviado por Jonathan André Schweder (jonathanschwederΘgmail·com):

“Este post tem o objetivo de mostrar de maneira fácil e rápida como utilizar o poder do artisan do laravel para geração de telas de cadastros apenas com linha de comando e de quebra utilizar o Bootstrap para criação de páginas mais amigáveis.” [referência: blog.butecopensource.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Rio: Install Fest de Linux + Steam será no dia 13 de Dezembro

Tags: instalar, jogos

Enviado por Erik Chendo (qrcyenΘgmail·com):

“Amigos, farei uma festa da instalação Linux, dia 13/12/2014 E, para quem quiser, pretendo fazer no final instalação do cliente steam ( e de SteamOS ) - sim poderá rolar uma mini lan house… - Local : R. Sobragi, fundos da igreja luterana, na ilha do governador, RJ. Chame seus amigos… [facebook.com/…] ou /12 [plus.google.com/…]” [referência: ]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Apostila: Nagios Aplicado

Tags:

Enviado por Marcio José Atanásio (marcioatanasioΘgmail·com):

“Após muitos anos trabalhando com monitoramento de rede através do Nagios, nos mais variados cenários, venho contribuir com essa apostila que trata de explicar como o Nagios funciona, como efetuar uma implantação e criar seus próprios plugins.” [referência: marciojose.blogspot.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

3 programas para criar e editar legendas em vídeos no Linux

Tags:

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“Programas gratuitos para Linux que trabalham com legendas estão disponíveis, tanto para criar do zero quanto para editar; e até sincronizar uma já existente. Diante disso, existem 3 opções interessantes para o sistema Linux que devem ser observadas.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Livro: Python para Desenvolvedores, um curso rápido e prático sobre o assunto

Tags: desenvolvedores

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br):

“A Novatec traz mais um título de Python repleto de exemplos para desenvolvedores

As linguagens dinâmicas, que no passado eram vistas apenas como linguagens script, hoje conquistam cada vez mais espaço no mercado, chamando a atenção de grandes fornecedores de tecnologia. Entre elas, o Python se destaca como uma das mais populares e poderosas.

O Python inclui diversas estruturas de alto nível (listas, dicionários, data/hora, complexos e outras) e uma vasta coleção de módulos prontos para uso, além de frameworks de terceiros que podem ser adicionados. Também inclui recursos como geradores, introspecção, persistência, metaclasses e unidades de teste.

O livro Python para Desenvolvedores, lançado pela Novatec Editora, descreve os principais recursos da linguagem Python, focado em sua versão 3.3, com um texto direto e conciso, repleto de exemplos para descrever desde os conceitos mais básicos até recursos avançados, como a integração com outras linguagens.

O livro aborda conceitos básicos de linguagem, biblioteca-padrão, geradores, programação funcional, classes, testes automatizados, armazenamento de dados, aplicações web, processamento numérico, interface gráfica, computação gráfica, processamento distribuído, plataformas portáteis, empacotamento e distribuição e integração com aplicativos e outras linguagens.” [referência: novatec.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Apache CloudStack versão 4.4.1

Tags: apache, evento, desenvolvedores, comunidade

Enviado por Marco Sinhoreli (marco·sinhoreliΘshapeblue·com):

“Plataforma de software de computação em nuvem em código aberto oferece maior eficiência e performance.

O projeto Apache CloudStack anunciou hoje a disponibilidade imediata do Apache CloudStack v4.4.1, a versão mais recente da plataforma de software de computação em nuvem turnkey usada para a criação de ambientes de nuvens híbridas, privadas e públicas.

As nuvens do Apache CloudStack possibilitam transações comerciais de bilhões de dólares por ano em suas nuvens, e sua maturidade e estabilidade levaram a plataforma em código aberto a se tornar a escolha de muitos provedores na configuração de serviços de computação em nuvem pública elástica on-demand, bem como de empresas e os outras organizações interessadas em criar uma nuvem privada ou híbrida para uso de seus próprios funcionários.

“Estamos muito satisfeitos em lançar a versão 4.4.1 do Apache CloudStack”, afirmou Giles Sirett, membro do Comitê de Gerenciamento de Projetos do Apache CloudStack. “Esta última versão do CloudStack reflete meses de trabalho duro da nossa comunidade de desenvolvedores e traz ainda mais recursos para ajudar nossos fornecedores de serviços e usuários empresariais a aprimorarem suas plataformas na nuvem. O Apache CloudStack continua a crescer tanto em quantidade de implementações como no tamanho da comunidade de desenvolvimento, e é a plataforma escolhida por milhares de organizações que precisam criar ambientes IaaS de forma rápida e segura com uma tecnologia comprovada e voltada para a produção de qualidade”, completou Sirett.

Elogiado pelo Gartner Group, o CloudStack inclui uma interface de usuário intuitiva e ricas APIs para o gerenciamento dos recursos de computação, redes, software e de infraestrutura de armazenamento.

O CloudStack 4.4.1 oferece dezenas de novos recursos e melhorias, incluindo: » Gerenciamento de armazenamento » As camadas da nuvem privada virtual (Virtual Private Cloud tiers) agora abrangem redes de convidados de todas as zonas de disponibilidade » Suporte para o VMware Distributed Resource Scheduler » Suporte aprimorado para zonas de Hyper-V, VPC e migração de armazenamento

Uma visão completa de todas as novas melhorias podem ser encontradas nas notas de lançamento do projeto, disponíveis em: [docs.cloudstack.apache.org/…]

O CloudStack tem sido usado por milhares de organizações em todo o mundo e encontra-se em uso/produção pela Alcatel-Lucent, Autodesk, BT Cloud, China Telecom, DATACAENTER Services, DataPipe, Edmunds.com, Exoscale, GreenQloud, Universidade de Hokkaido, IDC Frontier, Ikoula, KDDI, KT/Korea Telecom, LeaseWeb, NTT, Orange, PCextreme, Schuberg Philis, Shopzilla, Slovak Telekom, SunGard AS, Taiwan mobile, Tata, Trader Media Group, TomTom, Universidade de Melbourne, Universidade de São Paulo, Verizon, WebMD e Zynga, entre outros.

O CloudStack originou-se da Cloud.com, que foi adquirida pela Citrix em 2011. O CloudStack foi submetido ao Apache Incubator em abril de 2012 e tornou-se um projeto Apache Software Foundation de nível superior em março de 2013.

O CloudStack 4.4.1 já está disponível para download gratuito em: [cloudstack.apache.org/…] O software Apache CloudStack é liberado sob a licença Apache v2.0.

O Apache CloudStack é uma plataforma de software turnkey de infraestrutura-como-serviço (IaaS) madura e integrada, em código aberto, que permite aos usuários construir ambientes de nuvem pública e privada ricas em recursos. Aclamado pelo Gartner Group como “um produto sólido”, o CloudStack inclui uma interface de usuário intuitiva e APIs ricas para gerenciamento dos recursos de computação, redes, software e infraestrutura de armazenamento. O CloudStack entrou para o Apache Incubator em abril de 2012 e tornou-se um projeto Apache de nível superior em março de 2013. Para downloads, documentação e maneiras de se envolver com o Apache CloudStack, visite [cloudstack.apache.org/…] e [/…] twitter.com/CloudStack” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Receita Federal passará a tributar serviços de armazenamento no exterior

Tags:

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“A crescente movimentação do mercado de dados tem chamado não só a atenção de empresas que procuram reduzir custos, mas também a do Governo Federal. Segundo a resolução do Ato Declaratório nº 7, publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (18), a Receita Federal passará a tributar os contratos de serviços de armazenamento e processamento de dados com provedores no exterior.

A cobrança será feita pelos impostos Cide-Royalties (Imposto de Intervenção no Domínio Econômico destinado a financiar o Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para o Apoio à Inovação), PIS/Pasep-Importação, Cofins-Importação, assim como IOF (imposto sobre operação financeira), ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza) e IRPF (imposto sobre a renda retido na fonte), ou seja, a taxa será cobrada de pessoas físicas e jurídicas.

A nova decisão do governo muda o cenário tributário consideravelmente. Enquanto serviços de armazenamento de dados no exterior rendem uma economia de 15% em relação aos contratos nacionais, a nova resolução deixará os centros de dados brasileiros 20% mais baratos após os tributos.” [referência: corporate.canaltech.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Webinar: Desenvolvimento Ágil

Tags: evento

Enviado por Dextra (mktΘdextra·com·br):

“Desenvolvimento ágil ainda é novidade pra muita gente. Como sair do velho (e improdutivo) modelo de desenvolvimento em cascata? Como praticar um método ágil que realmente traga valor e faça sentido para a equipe? Este webinar irá ajudá-lo a entender os métodos ágeis e as principais diferenças deles com o modelo de desenvolvimento tradicional. Além disso, irá orientá-lo em como fazer a migração para um método ágil de desenvolvimento, com dicas sinceras de quem já passou por isso!

Data: 6/nov horário: 11:30h.” [referência: dextra.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Palestra SINDPD-RJ: Tornando o LibreOffice cada vez melhor com as extensões

Tags: office, evento

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (contatoΘciclodepalestra·com·br):

“Segunda-feira, 27 de outubro de 2014 é dia de Ciclo de Palestra no SINDPD-RJ. Eliane Domingos apresentará: Tornando o LibreOffice cada vez melhor com as extensões. ENTRADA FRANCA - Inscrições: [doity.com.br/…]” [referência: ciclodepalestra.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Palestra EDX: Estratégias de migração para LibreOffice

Tags: office, evento

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (contatoΘciclodepalestra·com·br):

“Quarta-feira, 05 de novembro de 2014 às 19 horas é dia de Ciclo de Palestra EDX. Olivier Hallot apresentará: Estratégias de Migração para LibreOffice. ENTRADA FRANCA - Inscrição: [doity.com.br/…]” [referência: ciclodepalestra.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo episódio do podcast Piratas da Internet: Virtualização parte 2

Tags:

Enviado por Fabio Rodriguez (fabio·rodriguezΘgmail·com):

“Lançamos mais um episódio do Podcast Piratas da Internet!

Nesta segunda parte, iremos abordar um pouco de cada tecnologia de mercado como VMWare, Hyper-V, Xen, KVM, etc.” [referência: piratasdainternet.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mais um vídeo do LinuxTips: SYSDIG

Tags: video

Enviado por Aletheia (aletheia·patriciaΘgmail·com):

““Acabou de sair mais um vídeo do LinuxTips e o assunto dessa semana aborda a utilização da excelente ferramenta sysdig! Lembrando que o vídeo é em português e com uma abordagem leve sobre o tema. O Canal disponibiliza um vídeo por semana, bem interessante! ;)”

[youtube.com/…]” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

HowTo Online - Treinamento de Servidores Linux pela metade do preço

Tags: evento, servidor

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Até o fim deste mês de outubro, no HowTo Online, o treinamento Servidores Linux está saindo pela metade do preço normal. É uma excelente oportunidade para dominar a implantação de serviços mais requisitados no mercado, como Load Balance, File Server e Monitoramento com o Nagios. Os interessados devem entrar em contato com adm@brunoodon.com.br.” [referência: brunoodon.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso gratuito e online de criação de apps móveis

Tags: curso

Enviado por Cleuton Sampaio (cleuton·sampaioΘgmail·com):

“Aprenda a criar apps móveis multiplataforma em HTML 5 e Javascript! Faça nosso curso gratuito e online, com exemplos, exercícios e fórum para tirar dúvidas.

Veja como usar o PhoneGap e o jQuery Mobile. Aprenda a criar apps responsivas e que consomem Web e RESTful services!” [referência: obomprogramador.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]