Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade

Autor do systemd propõe uma nova forma de criar e organizar distribuições Linux, instalar aplicativos e mais

Tags: jihad

O sempre polarizador systemd, substituto para o init (e mais) recentemente selecionado como default pelo Debian e também alvo de uma carta aberta condenando seu uso está, junto com o sistema de arquivos BtrFS, no centro de uma proposta que muda radicalmente a forma como são organizadas e construídas as distribuições Linux.

Na proposta de Lennart Poettering (um dos autores originais do systemd), recursos do systemd, do BtrFS e de outros componentes essenciais do sistema operacional passariam a ser usados para garantir, entre outras características, que as versões de bibliotecas e de outras dependências providas por cada distribuição e esperadas por cada aplicativo possam coexistir em um mesmo sistema em execução – a descrição da proposta dá um exemplo em que elementos de mais de uma versão do Fedora, do Mageia e do Arch Linux estão instalados em um mesmo sistema de arquivos e, além das bibliotecas que vêm com eles, os pacotes do KDE, do GNOME e do Firefox (originais de cada desenvolvedor, cada um com suas bibliotecas) também estão lá, e o sistema operacional se encarrega de garantir que cada software, ao tentar usar suas bibliotecas, encontre o arquivo correto.

No exemplo acima, seria possível dar boot por qualquer uma das distribuições mencionadas (considerando que elas tenham suporte ao esquema), e os recursos das outras estariam igualmente disponíveis durante a execução.

Pela proposta, passa a existir um esquema unificado para instalar e atualizar as imagens de sistema operacional, os aplicativos, seus runtimes e frameworks. Eles passam a poder ser livremente misturados em um mesmo sistema, facilitando a vida de usuários, desenvolvedores e distribuidores. E, como bônus extra, todo componente passa a ser criptograficamente verificável.

Os detalhes estão na proposta. (via 0pointer.net - “Revisiting How We Put Together Linux Systems”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Privacidade: nova carteira de identidade da Nigéria inclui um cartão de débito MasterCard

Tags: marca, da, besta

O governo da Nigéria está implantando um documento único para identificação dos seus cidadãos, servindo não apenas como registro geral, mas também para identificação de cada nigeriano como contribuinte, motorista e outras atividades que dependem de autorização ou controle do Estado – e esse documento vai incluir uma carteira digital para funcionar como cartão de débito, operada pela MasterCard.

Vários países têm ou tiveram planos semelhantes: no Brasil, por exemplo, desde a década passada há a intenção de implementar um documento unificado na forma do registro de identidade civil (mas sem cartão de débito embutido).

Um selo obrigatório na mão de todas as pessoas, pequenos e grandes, ricos e pobres, que serve como substituto do dinheiro e para o controle da submissão da população, é uma preocupação atual das entidades de defesa da privacidade on-line, mas consta até mesmo na mitologia de religiões milenares.

Essa alegoria religiosa frequentemente é associada a documentos com identificação biométrica pela impressão digital, mas também a documentos de identificação que sirvam também como substitutos do dinheiro e de outros meios de troca que sejam "ao portador".

Ao descrever os objetivos do projeto, o representante do governo nigeriano incluiu a meta de construir uma sociedade sem papel-moeda. Operado pela MasterCard e com adesão obrigatória, trata-se de um exemplo a ser estudado pelos pesquisadores da relação entre os meios digitais e a privacidade. (via beta.slashdot.org - “New Nigerian ID Card Includes Prepay MasterCard Wallet - Slashdot”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Maratona PHP Linux Magazine

Tags:

Via www.linuxnewmedia.com.br:

Visando promover os desenvolvedores brasileiros, a Linux Magazine está lançando a maratona PHP Linux Magazine 2014, que tem o intuito de divulgar os conhecimentos de profissionais brasileiros (mas não somente) e fomentar o uso de linguagens e tecnologias livres.

A maratona, na edição PHP, terá início em 08/09/2014 e término em 08/10/2014. Durante este período serão publicados um artigo por dia retratando os mais diversos assuntos do universo PHP. O objetivo principal da maratona é divulgar PROFISSIONAIS brasileiros, aumentando assim a adoção das linguagens livres pelas empresas e divulgando os conhecimentos dos nossos programadores.

Como participar: o artigo deve ser de nível intermediário à avançado, e respeitar os critérios e forma de envio do link da maratona.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

ArgoUML: app open source para criar diagramas UML

Tags: desenvolvedores

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“O ArgoUML pode ser a solução é um software para criar diagramas UML que, entre suas principais características, possui o suporte para XMI com a possibilidade de exportar os gráficos nos formatos mais populares, como SVG, GIF, PNG, PS, EPS e PGML, suporta diferentes linguagens de programação e traz uma “To Do List”, que permite fazer uma lista de pendências do projeto.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Webinar ShapeBlue: Apache CloudStack Demo, dia 16

Tags: apache, evento

Enviado por Marco Sinhoreli (marco·sinhoreliΘshapeblue·com):

“No dia 16 de Setembro, às 17h, a ShapeBlue Brasil irá realizar em conjunto com o Grupo de Usuários CloudStack Brasil, um webinar de demonstração do Apache CloudStack, mostrando todo o poder do melhor software de orquestração de infraestrutura de código aberto.

O Apache CloudStack é o software utilizado pelas maiores nuvens ao redor do mundo e entrega uma solução verdadeira de nuvem IaaS onde integra todos componentes essenciais utilizados para construir, implantar e gerenciar aplicações multi-camadas e multi-tenant permitindo ofertas de serviço de computação, rede e storage.

Uma lista das empresas que já adotam o CloudStack pode ser encontrada neste link: cloudstack.apache.org/users.html

Sobre a ShapeBlue: A ShapeBlue é a maior integradora global independente de Apache CloudStack e Citrix CloudPlatform tendo em seu time arquiteto e especialistas em infraestrutura, redes, storage e claro, nuvens CloudStack.” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Opinião: No curso de computação eu uso cheat, no curso de computação eu uso Linux

Tags: curso, comunidade

Enviado por Vinícius dos Santos Oliveira (vini·ipsmakerΘgmail·com):

“Nesse texto eu relato as experiências que tive que me levaram a crer que usar Linux como seu principal sistema é uma vantagem sobre quem não o faz na hora de aprender a programar.

Entre os exemplos citados há a complexidade para criar uma aplicação escrita em C, a adoção de práticas de lock-in, a abertura da comunidade como modelo de desenvolvimento e outros.” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novos webinars disponíveis on-line: pentest wireless e botnets

Tags: patrocinador, evento, vulnerabilidade

Enviado por Academia Clavis (contatoΘclavis·com·br):

“Recentemente, a Clavis divulgou 2 novos webinars.

O primeiros destes, foi o 23º webinar, intitulado “Webinar # 23 – Pentest Wireless – Redes Preferenciais”, no qual foram apresentados conceitos sobre redes preferenciais e como podemos utilizá-las a nosso favor, ou seja, com menos riscos.

Foi também divulgado o vídeo do 24º webinar intitulado “Webinar # 24 – Análise de Malware: Botnets”. Este webinar teve como objetivo apresentar o conceito de botnets e um estudo de caso envolvendo comando e controle via IRC. O espectador irá aprender a preparar e adequar seu ambiente de análise a fim de descobrir especificidades de um malware utilizando ferramentas de análise de código e comportamental.

Até os próximos artigos e webinars! =)” [referência: blog.clavis.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Anunciando Apache OpenOffice 4.1.1

Tags: office, apache, falha

Enviado por Albino Biasutti Neto (binoΘriseup·net):

“21 de Agosto 2014 - O projeto Apache OpenOffice tem o prazer de anunciar de imediato a nova versão do OpenOffice 4.1.1.

Bugs corridos e melhorias: - melhor compatibilidade com Microsoft Office; - melhor suporte para Mac OS X com gestos e rolagens; - melhor compatibilidade com ambientes gráficos no GNU/Linux.

Uma lista de bugs corrigidos podem ser encontrados aqui [s.apache.org/…]. Foram adicionados mais três idiomas, e foram adicionados mais idiomas no Apache OpenOffice 4.1.1.

Download: [openoffice.org/…]” [referência: blog.binoanb.eti.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Usuários convidam interessados em traduzir o WPS-Office Linux para Português do Brasil

Tags: office

Enviado por Paulo Giovanni (paulusiohannesΘgmail·com):

“A dias atrás foi anunciada mais recente versão do WPS-Office para linux. Embora tenha uma interface bastante parecida com a do Microsoft Office e seja gratuito (Não é Open Source) ainda não possui uma versão em português do Brasil. Resolvemos criar um projeto para a tradução do mesmo no site de Traduções Transifex. Caso você queira colaborar conosco você deve acessar: [transifex.com/…] Atualmente já traduzimos cerca de 51% mas ainda precisa de revisão.” [referência: ]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Quem loga? A webcam pode registrar

Tags:

Enviado por Bruno Correia (contatoΘlayer8·com·br):

“A dica rápida de hoje fala sobre um software que permite a obtenção de imagens(webcam) via terminal Linux.

Aplicamos a funcionalidade em ambiente de datacenter, onde uma foto era tirada e enviada por e-mail imediatamente após logon no console Linux.” [referência: penselinux.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Gravador de tela Kazam screencaster ganha suporte a Webcam e YouTube Live

Tags: video

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você procura um bom gravador de tela, o Kazam screencaster pode ser o que você precisa. Kazam é um gravador de tela e ferramenta de screenshot para Linux, baseada no GStreamer e bastante poderoso, ainda mais agora que ele chegou na versão 1.5.3 e recebeu suporte a Webcam (pode gravar apenas a webcam ou ele pode exibir o webcam em uma janela no alto do screencast) e YouTube Live, além de indicador de teclado e de clique do mouse na tela.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

GoldenDict, a definição e tradução de verbetes em uma tecla de atalho

Tags:

Enviado por Rafael Gomes (gomexΘriseup·net):

“Quem nunca precisou de um programa pra agilizar pesquisas de significados das palavras, definição no Wikipédia, tradução e afins, tudo com teclas de atalho, sem precisar acessar outros aplicativos ou sites web?

À primeira vista, pode parecer algo bobo e desnecessário, mas quando está lendo um texto longo, parar tudo para acessar um dicionário externo geralmente é uma perda de tempo, que pode atrapalhar seu entendimento sobre o assunto.

Para resolver esse problema, temos o GoldenDict, que é um aplicativo feito em QT. Bem simples, direto e extensível, pois aceita adição de diversos dicionários.” [referência: techfree.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lançado o PHP 5.6.0, incluindo novos operadores para funções variádicas (...) e potenciação (**)

Tags: desenvolvimento

O PHP 5.6.0 foi lançado, trazendo entre as novidades um novo debugger, mais rigidez na decodificação de JSON, a possibilidade de definir constantes a partir de expressões escalares, funções variádicas (aquelas cujo número de argumento não é definido a priori, e que no PHP são indicadas por reticências no início da lista de parâmetros) e o operador matemático ** (potenciação), entre várias outras novidades em relação às versões anteriores. (via php.net - “PHP: PHP 5.6.0 Release Announcement”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Chefão da área técnica da Red Hat deixa a empresa de repente

Tags: mercado

Brian Stevens estava na Red Hat desde 2001 e foi o CTO (Chief Technical Officer) da empresa durante boa parte desse tempo, mas sua saída mereceu apenas um comunicado bem curto por parte da Red Hat, acompanhado da imediata desativação da página do seu perfil no site da companhia.

Stevens era bem relacionado com os profissionais das equipes técnicas (que foram citados descrevendo a saída dele como "um choque" e "um soco no estômago"), e no momento em que escrevo não há maiores evidências que sustentem rumores que circularam, de que a saída se deu devido a atritos com o CEO, ou a ambições de crescimento do próprio Stevens. Imagino que saberemos mais detalhes em breve. (via www.zdnet.com - “Red Hat CTO unexpectedly quits, amid rumors of executive 'friction' | ZDNet”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Beta 1 do Ubuntu 14.10

Tags: distribuicoes

Saiu o Beta 1 da versão 14.10 do Kubuntu, Lubuntu, Ubuntu GNOME, Ubuntu Kylin, Xubuntu, e Ubuntu Cloud, cada qual com sua lista de novidades.

A versão final está prevista para 23 de outubro, e o último beta deve ser lançado em 25 de setembro. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Ubuntu's Utopic Unicorn 14.10 Beta 1 Released”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]